Aproveitando a passagem pelo nosso país da magnífica Orquestra Sinfónica Juvenil Simón Bolívar que actuou na noite do passado dia 25 de Abril no Coliseu dos Recreios, eis uma excelente oportunidade para aconselhar todos os que visitam este blog - e apreciam música erudita – a ver ou rever o soberbo documentário da autoria de Enrique Sánchez Lansch, editado em DVD no ano transacto pela Unitel Classica e intitulado The Promise Of Music.
O autor conta-nos a impressionante e quase irreal história do nascimento e do crescimento de uma espantosa orquestra de jovens músicos num país cheio de problemas sociais como é o caso da Venezuela.
Servindo-se do relato e expondo o retrato dos próprios músicos, ficamos a saber como este projecto musical acaba por ter uma importante função social ao tirar crianças da rua, afastando-as muito cedo do mundo da pobreza, da delinquência e da violência, transformando-as em jovens músicos cheios de talento, com motivação para ensaiar e amadurecer musicalmente. Nada disto seria possível, obviamente, sem uma rigorosa política cultural - nem tudo é mau na Venezuela, como se prova com este exemplo – e, sobretudo, sem a participação activa e a direcção musical do sublime maestro Gustavo Dudamel, também ele aproveitado e trabalho ao pormenor até se tornar um dos mais expressivos e brilhantes directores de orquestra da actualidade.
Como bónus, o DVD oferece uma sublime interpretação da Eroica, a genial 3.ª Sinfonia de Beethoven. Assistimos, deslumbrados, a uma rigorosa e detalhada exploração sonora, estruturada através de uma visão arquitectónica da música, edificada com mão de mestre, e profundamente contagiante e harmoniosa.
Acabadinha de chegar, também se aconselha a audição da novíssima gravação de Dudamel e da sua orquestra, onde interpretam de forma magnífica a 5.ª Sinfonia e Francesca da Rimini de Tchaikovsky.
Um notável repasto musical e um verdadeiro manifesto cultural.
3.ª Sinfonia "Eroica", Beethoven