Eu sei que já foi publicado o anunciado e muito aguardado Merriweather Post Pavilion dos Animal Collective que tem, de facto, merecido os maiores elogios da crítica especializada, como se pode verificar, por exemplo, neste magnífico texto. Porém, desde que fui, fatalmente, atrás das referências críticas ao também idolatrado Feels, tenho oferecido alguma resistência a cada nova audição da música do grupo.
Aquilo que, pomposamente, cheirava a obra-prima, para mim nunca passou de uma coroa de espinhos e, ainda hoje, estou para perceber tamanhos elogios feitos a uma música eufórica e vagamente experimental, sim, mas sem sentido e a resvalar para o género «coisa de míudos». Enfim, não há opiniões definitivas; poderei estar enganado, mas isso só o tempo o dirá.
Assim, ao tomar conhecimento da novidade através do Público de sexta-feira passada, deixo aqui a oportunidade a quem venha visitar o blog de ouvir em primeira mão a maravilhosa música surrealista de Andrew Bird, naquela que é, a meu ver, a primeira grande gravação de música popular deste ano, o novíssimo e notável Noble Beast da autoria do homem que, depois de Morricone (de quem, aliás, aprendeu, como muito poucos, a lição), melhor soube utilizar o assobio como elemento dramático numa canção. Acrescentem um violino, pop subtilmente experimental, uma voz e delicadas melodias sonhadoras superiormente «organizadas» por uma cabeça cheia de ideias e temos a mais-valia musical deste mês.
Escutem e façam o vosso juízo.
Natural Disaster de "Noble Beast"