a dignidade da diferença
09 de Setembro de 2008

 

 

Só soube da notícia ontem à noite ao visitar este óptimo blog. Confesso que não sou muito dado a homenagens mesmo em cima do desaparecimento de alguém que (muito) admiro. Mas com Hector Zazou vou ser diferente.

Não vou falar da sua carreira e da sua importância como músico – outros o farão muito melhor do que eu. Apetece-me, sim, lembrar o magnífico espírito futurista de um esteta com uma visão muito particular do que deve ser uma verdadeira música sem fronteiras.

 

Crescentes e sedutoras aproximações tímbricas ao ambientalismo (não confundir com a new age, por favor), pequenas abstracções sonoras lançadas em voo picado sobre transparentes devaneios electrónicos e uma viagem inquieta e experimental em busca de um novo paradigma para uma música de contornos étnicos enriqueceram a sua obra, moldando-a numa caixa de música em miniatura, onde tanto se convoca o espírito em surdina de Miles Davis, como o conceito quarto-mundista de Jon Hassel, a qual, sob a direcção personalizada de Zazou, nos oferece uma mão-cheia de canções impressionistas e carregadas de partículas sonoras dos quatro cantos do mundo, onde frequentemente colaboram os universos pessoais de autores tão extraordinários como, entre outros, Bjork, John Cale, Manu Dibango, Varttina, Khaled, Barbara Gogan, Sakamoto, Sussan Deihim ou David Sylvian que acrescentam sempre algo de novo ao corpo musical de Zazou.

Não conheço a obra completa do compositor e produtor francês, mas na minha estante pessoal guardo sempre os óptimos Les nouvelles polyphonies corses e Songs from the cold seas. E, claro, num lugar mais protegido fica Sahara blue: a genial e absolutamente inesquecível evocação da vida e poesia de Arthur Rimbaud e um dos grandes álbuns do século XX. E não me esqueço que foi a sua imaginação que criou e produziu, a meias com Sainkho, uma das mais extraordinárias canções do álbum Out of tuva: a sublime Bai-laa Taigam.

Também não sou grande apreciador de despedidas, mas se as pessoas que lhe são mais chegadas vão certamente desejar paz à sua alma, eu só posso prometer que não vou deixar a sua música em sossego.

 

 

 

V. é um poço de conhecimentos em música. Ouvi com muito agrado (e aproveitei para mais uns related ...). E inscrevi-me no IMEEM .
Obrigado.
Um abraço.
Transdisciplinar a 10 de Setembro de 2008 às 13:21
«V. é um poço de conhecimentos em música»

Que exagero. Mas, de qualquer modo, obrigado pelo comentário. Um abraço.
adignidadedadiferenca a 11 de Setembro de 2008 às 00:01
bonito tributo.

dele, so conheço as nouvelles... procurarei o sahara blue.
sem-se-ver a 11 de Setembro de 2008 às 00:41
Exige uma audição atenta, mas vale bem a pena. É um disco magnífico. Para quem gosta de poesia e não se fecha musicalmente nas playlists radiofónicas.
adignidadedadiferenca a 11 de Setembro de 2008 às 18:12
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
17
18
19
22
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Boa noite,Ainda tem o DVD do filme O Anjo Extermin...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa noite,Ainda tem o DVD do documentário Tristeza...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa tarde,Sabe como posso contactar o autor deste ...
Boa tarde,Confirmo o meu interesse no DVD Tristeza...
Boa tarde,Ainda tem o DVD do documentário Tristeza...
Caro Rui Gonçalves,Venho por este meio solicitar q...
blogs SAPO