Este pequeno texto serve apenas para vos recordar dois dos melhores exemplos que conheço do génio interpretativo da célebre violoncelista Jacqueline du Pré.
O extraordinário virtuosismo, a arrebatadora emoção e a força interior que du Pré põe na leitura do Concerto para violoncelo de Sir Edward Elgar, torna-a, quase sem oposição, na interpretação definitiva de uma das últimas composições de Elgar e é, seguramente, um dos expoentes máximos do violoncelo enquanto instrumento solista. Acompanha-a, brilhantemente, num estilo requintado e cheio de luz, John Barbirolli na direcção de orquestra.
Memorável é, igualmente, Jacqueline du Pré no Concerto para violoncelo Op.104 de Dvorak que, nesta actuação de 1967, contou com a colaboração da orquestra dirigida pelo assombroso Sergiu Celibidache.
Nova leitura magnífica, num jogo perfeito e radical de contrastes entre o lendário prolongamento dos tempos que o maestro romeno dilata de forma admirável, criando uma atmosfera única de tensão dramática e lirismo apaixonado que, quase miraculosamente, expõe, num traço transparente e vigoroso, o temperamento instável e arrebatador desse prodígio do violoncelo.
Duas gravações luminosas que se cruzam, de modo fascinante, nos nossos sentidos, sempre que nos dispomos a ouvi-las uma e outra vez.
Concerto para violoncelo - Elgar