a dignidade da diferença
16 de Março de 2008

 

 

 

Na revista «National Geographic» deste mês (edição portuguesa), vem um artigo notável, que recomendo sem reservas, acerca do que se pode passar na mente de um animal e procurando contrariar quem está plenamente convencido de que os animais são incapazes de qualquer forma de pensamento. Exemplos fascinantes de diálogos com um papagaio-cinzento-africano (Alex) conseguindo, e passo a citar, «levá-lo a contar, conhecer cores, formas e tamanhos e a possuir uma compreensão elementar do conceito abstracto do zero». Também com os cães se fizerem experiências no dia-a-dia. Neste caso, com uma cadela Border Collie (Betsy), revelando o artigo que esta consegue reter um vocabulário crescente rivalizando com o de uma criança pequena. Em pouco tempo, «sentava-se a mando do dono, identificava os nomes de objectos correndo a apanhá-los e já conhecia o nome de, pelo menos, 15 pessoas».

 

 

Numa linguagem cativante e legível requer do leitor, no entanto, alguma atenção e compreensão para além do razoável para que este entenda e se entusiasme com os casos concretos que são apresentados e explicados. Desde a ovelha da raça Leicester Longwool « Edward» que consegue reconhecer rostos individualmente e memorizá-los a longo prazo, passando por Arístides, um Lémure-de-cauda-anelada capaz de ter uma noção do processo evolutivo das sequências de contagem e ordenação.

 

 

E sem querer parecer muito exaustivo, posso apenas revelar que ali também se fala da complexidade e flexibilidade cognitivas do Orangotango, da capacidade do Corvo da Nova Caledónia para resolver problemas, inventar e utilizar ferramentas e de muitos outros casos. Do Elefante asiático, do Cíclideo africano, do polvo-gigante-do-pacífico, do Golfinho-roaz, etc, etc.

 

 

O texto é de Virginia Morell, vem acompanhado pelas fotografias de Vincent J. Musi, e é para ler até ao fim e para divulgar pelos amigos que se mostrem, eventualmente, interessados. 

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
31
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
É falso que o fenómeno tenha ocorrido no preciso m...
Acho que você é quem deveria pensar pela sua cabeç...
Experimente ler "Fátima, Milagre ou Construção?, u...
Não consigo vislumbrar uma ligação directa entre a...
Parece-me que existe uma grande crise de valores e...
Não me parece que a crise de valores ou os valores...
Muito bem! Embora nos dias de hoje e na sociedade ...
Certo; tudo bem que existissem questões políticas ...
Já tive o livro, de facto. Contudo, foi mais ou me...
CaroEstou a procura do livro fatima nunca mais mas...
Não deixa de ser um belo aforismo...
O que é a vida, senão um turbilhão de pensamentos ...
blogs SAPO