a dignidade da diferença
25 de Julho de 2008

 

Calma! (Cool it) - Bjorn Lomborg

 

 

 

Bjorn Lomborg é professor na Copenhagen Business School e publicou vários artigos em diversos orgãos da comunicação social prestigiados: The New York Times, The Wall Street Journal e The Economist, entre outros.

Acaba de sair no nossos país, em edição de «A Estrela Polar» o seu último e provocador livro intitulado «Cool it», Calma!. Se a razão principal para justificar tanta publicidade está directamente ligada ao desafio que faz a muitos dos alarmismos que Al Gore levanta sobre o aquecimento global, julgo que o livro merece uma leitura atenta e uma reflexão muito mais profunda. Porque, num momento tão importante das nossas vidas em que está em jogo uma série de atitudes e de resoluções que podem causar danos irreparáveis ao futuro da humanidade,  é essencial conhecer as mais diversificadas opiniões sobre o que deve ser prioritário para a resolução dos problemas que se colocam à actual política ambiental e como fazê-lo.

Se o autor nos vem dizer que o caminho passa por adoptar a necessária dose de realismo e senso comum, não vejo motivo para passar ao lado deste livro e fugir ao debate.

Deixo-vos com o prefácio assinado pelo próprio autor.

 

«Nos últimos tempos o aquecimento global tem sido retratado como sendo a maior crise da história da civilização. À data em que escrevo este livro, as reportagens sobre este tema ocupam as primeiras págimas da Time e da Newsweek e são exibidas com destaque num número incontável de meios de comunicação social por todo o mundo. Perante este nível de desespero absoluto, talvez seja surpreendente – e muita gente considerará inapropriado – escrever um livro que é basicamente optimista relativamente ao futuro da humanidade.

É indiscutível que nos últimos séculos, a humanidade provocou um aumento substancial dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo assim para o aquecimento global. O que é, porém, discutível é se a histeria e os gastos precipitados em programas extravagantes de redução de CO2, por um preço sem precedentes, é a única reacção possível. Este rumo é especialmente questionável num mundo onde biliões de pessoas vivem na pobreza, onde milhões morrem de doenças curáveis e onde estas vidas podiam ser salvas, as sociedades podiam ser fortalecidas e os ambientes melhorados por uma fracção deste custo.

O aquecimento global é um tema complexo. Ninguém – nem Al Gore, nem os melhores cientistas do mundo e, sobretudo, nem eu próprio – pode alegar ter todo o conhecimento e todas as soluções. Mas temos de agir com base na melhor informação que está disponível tanto nas ciências naturais como nas ciências sociais. O título deste livro tem dois significados: o primeiro, e mais óbvio, é que temos de direccionar a nossa atenção e os nossos recursos para a forma mais eficaz de enfrentar o aquecimento global a longo prazo. Já o segundo refere-se à actual natureza do debate. Actualmente, qualquer pessoa que não apoie as soluções mais radicais contra o aquecimento global é considerada um proscrito, é chamada de irresponsável e é vista como sendo, possivelmente, um fantoche corrupto do lóbi do petróleo. O meu argumento é que esta não é a melhor forma de enquadrar um debate sobre um assunto tão crucial. Acredito que as intenções da maior parte dos participantes neste debate são boas e honestas – queremos todos trabalhar para um mundo melhor. Mas, para fazer isso, precisamos de controlar a retórica, permitindo uma discussão moderada acerca das melhores formas de avançar. Sermos inteligentes relativamente ao nosso futuro foi o que nos levou a ser bem sucessidos no passado. Não devíamos abandonar a nossa inteligência agora.

Se nos conseguirmos acalmar, é provável que deixemos o século XXI com sociedades muito mais fortes, sem níveis extremos de morte, de sofrimento e de perda e com nações muito mais ricas, com oportunidades inimagináveis, num ambiente mais limpo e saudável.»

 

publicado por adignidadedadiferenca às 00:05 link do post
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
17
21
22
23
24
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
É falso que o fenómeno tenha ocorrido no preciso m...
Acho que você é quem deveria pensar pela sua cabeç...
Experimente ler "Fátima, Milagre ou Construção?, u...
Não consigo vislumbrar uma ligação directa entre a...
Parece-me que existe uma grande crise de valores e...
Não me parece que a crise de valores ou os valores...
Muito bem! Embora nos dias de hoje e na sociedade ...
Certo; tudo bem que existissem questões políticas ...
Já tive o livro, de facto. Contudo, foi mais ou me...
CaroEstou a procura do livro fatima nunca mais mas...
Não deixa de ser um belo aforismo...
O que é a vida, senão um turbilhão de pensamentos ...
blogs SAPO