a dignidade da diferença
17 de Dezembro de 2010

 

 

Acompanhando a sua louvável exibição nas salas de cinema, a Lusomundo acabou de editar, em DVD, as melhores obras, e estou a medir bem as palavras, do cinema português da primeira metade do século XX. Trata-se de Douro, Faina Fluvial (de 1931) e de Aniki Bóbó (de 1942), ambos realizados por Manoel de Oliveira. Se o cinema português, com as honrosas excepções de João César Monteiro e de Pedro Costa, raramente ultrapassou a mediania ou teve relevância estética suficiente para transcender o rotineiro fado nacional, a verdade é que, naquele tempo, com Manoel de Oliveira, não foi assim. O cinema português, ou melhor, este cinema português, estava sintonizado esteticamente com o que se fazia lá fora, respirava o ar da aventura e da modernidade. Dinâmico, vibrante, aprofundando a técnica da montagem e desenvolvendo o conceito de sinfonia da cidade, Douro, Faina Fluvial, na sua modernidade mostrava já tanto em curtos vinte minutos. Aniki Bóbó era diferente mas igualmente magnífico, verdadeira assombração num mundo poético de crianças, com histórias de medos e de desejos para adultos. Um realismo poético que não deixou descendência mas dele ficou o cunho da originalidade, da laboriosa mise-en-scène e do talento emergente de um cineasta que, no futuro, assinaria uma obra desigual e incompreendida, iluminada, porém, aqui e ali, por chispas de génio.

 

publicado por adignidadedadiferenca às 00:36 link do post
Olá:
Sou professora de Filosofia, descobri por acaso este blog e coloquei uma hiperligação no post sobre o filme "Juncos Silvestres", que irei mostrar nas aulas ao analisar e discutir alguns dos preconceitos mais frequentes sobre a homossexualidade.
Gostei do blog e voltarei a visitá-lo.
Cumprimentos.
Dúvida Metódica a 17 de Dezembro de 2010 às 16:48
Obrigado pelo comentário. Eliminar determinados preconceitos é sempre uma boa forma de ajudar aa julgar melhor as coisas ou situações que nos vão surgindo. Apareça sempre que quiser.
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
18
20
21
22
23
25
26
28
29
30
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Não consigo vislumbrar uma ligação directa entre a...
Parece-me que existe uma grande crise de valores e...
Não me parece que a crise de valores ou os valores...
Muito bem! Embora nos dias de hoje e na sociedade ...
Certo; tudo bem que existissem questões políticas ...
Já tive o livro, de facto. Contudo, foi mais ou me...
CaroEstou a procura do livro fatima nunca mais mas...
Não deixa de ser um belo aforismo...
O que é a vida, senão um turbilhão de pensamentos ...
Pelo tema, enquadra-se nela sem grande esforço...
Fausto n e da tetralogia. Mas dolce. Q trata do du...
Parece-me uma boa escolha. O som é bom e a qualida...
blogs SAPO